[TEORIA] Seria Spring Day um tributo à Sewol Ferry?

Eu não gosto muito de falar sobre o acidente do Sewol Ferry porque ele me deixa muito comovida, mas eu vi esse post de uma gringa e eu achei ele muito interessante, então decidi procurar mais pra ver se fazia sentido e de fato faz. Basicamente, ele diz que o MV de Spring Day foi como um tributo (ou referência) para o acidente do Sewol Ferry.

Pra quem não sabe, aqui vai um leve resumo: à três anos, em 16 de abril de 2014, uma barca cheia de pessoas, sendo a maioria estudantes e professores, que ia de Incheon até a ilha de Jeju sofreu uma mudança súbita de direção causando o deslocamento de cargas fazendo o navio naufragar, de 476 pessoas a bordo, 304 morreram, 172 foram resgatados e 9 ainda estão desaparecidos, o que mais deixou todo o mundo comovido, além do fato de serem crianças e jovens dentro da barca, foi que haviam mensagens trocadas entre as vítimas e familiares, nelas eles se despediam, pediam desculpas ou pediam socorro, mesmo sabendo que não era possível. Também há um vídeo que eu vou deixar o link pra quem quiser ver, mas antes de você ver de curioso saiba que: é muito triste e pesado, todos eles estão chorando e gritando que vão morrer, já há vidas perdidas, então se você tiver mente fraca ou/e não se sentir apto, não veja. O caso em si não foi um acidente, já que o condutor foi totalmente responsável e não houve falha mecânica, é muito evidente que o governo coreano tem sido muito criticado pelo modo que eles trataram a tragédia. A mídia não disse toda a verdade. As famílias ainda estão no escuro sobre o que aconteceu. Mais tragicamente, o capitão disse para os estudantes ficarem nos seus lugares em vez de evacuar, a maioria dos estudantes se afogaram enquanto o capitão e companhia meteram o pé.


Mas focando aqui, a primeira coisa que nos leva a acreditar é o fato da rap line (eles que compuseram spring day) já afirmaram escrever as músicas baseadas em experiências próprias, problemas sociais e acontecimentos mundiais, sem contar que a música realmente parece falar bastante de luto, principalmente sobre a perca de alguém muito querido.

Vou separar esse post em dois: as mensagens ocultas nas letras e no MV.


NAS LETRAS:

"Eu sinto a sua falta, dizer isso faz com que eu sinta mais ainda sua falta. Sinto sua falta, mesmo que eu esteja olhando sua foto. O tempo é tão cruel, nos odeio, agora ver um ao outro é impossível. Está frio aqui, mesmo que seja agosto, eu coração está descompassado sozinho nesse mar de gelo."

Ok, o acidente não foi em agosto, mas eu vejo isso como uma forma deles não polemizarem com o que estão dizendo, porque o governo sul-coreano fez de tudo para abafar o caso inclusive oferecendo dinheiro para as famílias das vítimas  e até mesmo RECUSOU a resgatar a balsa do fundo do mar porque custaria muito para o governo (um tempo depois eles voltaram atrás por pressão da sociedade e resgataram). Os meninos do BTS também já lutaram bastante contra o sistema desde que debutaram, nesse meio tempo a Coréia do Sul divulgou uma lista negra com milhares de artistas, no mesmo tempo em que eles estavam prestes a lançar o álbum, ou seja, eles acharam melhor não arriscar e fizeram umas modificações nas letras.

"Quero colocar um fim nesse inverno, por quanto tempo mais a neve irá cair para chegarem os dias de primavera?"/ "Passando por esse frio de inverno até os dias de primavera, até o dia em que as flores brotarem de novo, por favor, fique mais um pouco"

O inverno significa a tristeza e o luto, a neve caindo significa a dor e os dias de primavera seriam quando ele poderia superar. Traduzindo: Quero colocar um fim nessa tristeza, por quanto tempo mais vai doer até chegar o dia em que vai parar?. O segundo trecho tem o mesmo sentido, as flores teriam o mesmo sentido que a primavera e a parte do fique mais um pouco seria o luto falando mais alto, que mesmo sabendo que as vítimas estão mortas, ele queria que elas ficassem. Também sinaliza a dor e o trauma dos sobreviventes.

"Quanto tempo devo esperar e vou ter que passar quantas noites sem dormir pra te ver?" 

Lembram que ainda há 9 desaparecidos até hoje? Ainda há famílias que mantêm os quartos arrumados na esperança de eles voltarem, então... Quanto tempo eles devem esperar e quantas noites vão ter que passar sem dormir para vê-los?

"É eu te odeio, desde o dia em que você partiu, não houve um dia em que eu não tenha te esquecido, nem mesmo um dia, sinceramente eu sinto sua falta, mas eu vou precisar te apagar porque machuca menos do que ter esse sentimento. Eu estou exalando sua fria lembrança, como uma fumaça, como uma fumaça branca. Eu digo que vou te esquecer mas eu não consigo te deixar ir"

Essa parte foi a mais "censurada" dentre todas, ela deixa na cara que se trata do luto e da pessoa tentando superar, tentando cicatrizar o machucado e fazer sumir a dor da perda, deixando o espírito ir e descansar em paz, mas ao mesmo tempo ele tenta esconder como se dissesse: Ei, estou falando sobre um relacionamento acabado.

"Você sabe de tudo, você é meu melhor amigo, as manhãs virão novamente, porque nenhuma estação, nenhuma escuridão pode durar pra sempre. As cerejeiras estão brotando e o inverno está no fim, mas eu sinto a sua falta"

Nessa parte, já está no fim da música e é a última parte que eles falam sobre os mortos do acidente, um resumão sobre isso? Eles praticamente estão gritando para as famílias que a dor e a escuridão não duram pra sempre, que as manhãs e a claridade estão por vir, que as cerejeiras (felicidade) está chegando e a dor está acabando, mas as vítimas nunca vão deixar de fazer falta.

"Espere um pouco mais, apenas algumas noites e eu estarei lá pra te ver, irei até você"

Nessa parte, eu entendi dois sentidos: talvez, possa ser que a dor tenha feito-o cometer suícidio na esperança de ver a vítima novamente ou talvez possa ser a esperança de um dia, após a morte, vê-la novamente.

A letra de Spring day também menciona "Snowpiercer". Snowpiercer é um filme do diretor coreano Bong Joon-ho, o filme é inteiramente num trem e simboliza a sociedade humana onde as pessoas na frente do trem (são os ricos, o governo, a classe alta) trata a parte de trás (as pessoas comuns) de modo desumano. Essa referência é uma crítica de como os jovens e cidadãos comuns na Coréia do Sul devem seguir as ordens, mesmo que isso signfique ser oprimido pela autoridade, assim como aconteceu com os estudantes. 

NO MV:

Em 2:19, nós podemos ver o Jimin pegando sapatos que vieram do mar, eles podem ser de uma das vítimas do acidente.




2:30 é uma parte muito significativa e importante. Lutando contra as lágrimas um estudante disse:
"Os adultos nos dizem constantemente para esquecer e comemorar, mas nós vamos lembrar e recordar dos nossos amigos. Porque não nos esquecermos deles é o que podemos fazer de melhor, assim como nós vamos nos lembrar deles, por favor não se esqueçam deles" -- Sobrevivente de 18 anos para o Daily Mail

Não esqueça




Em 2:41 há uma montanha de roupas e elas representam as vítimas. Em 2010, um artista chamado Christian Boltanski fez uma pilha de 40 pés de altura de roupas, simbólicamente levava as almas daqueles que usaram para um lugar mais alto. Isso pode ter sido uma inspiração para eles




Em 3:12 há várias fitas amarelos atrás do Jungkook. Pra quem não sabe, a cor amarela é representada em memória as vítimas e suas famílias. O amarelo também representa o desejo das 9 pessoas desparecidas sejam encontradas e levadas de volta para suas famílias.

Essa, você pode até encontrar e enxergar na foto, mas no vídeo você pode ver melhor.

Yeoreum (Hello Venus): "Nunca esquecerei 2014.04.16"





Em 4:35 podemos ver eles dentro do trem, todos tem expressões de tristeza, inclusive o Hoseok consola o Jimin fazendo carinho nele. Outra coisa que chama atenção é a semelhança do trem com a balsa Sewol.





5:25 A árvore simboliza a liberdade, o fim da dor e o dia de primavera, em várias culturas, os sapatos pendurados em uma árvore significam a morte.



Essas partes, eu retirei de um vídeo que vocês podem vê-lo aqui, mas ele está inglês e eu vou disponibilizar ele traduzido a baixo:

O Taehyung representa os sobreviventes que se sentem culpados, ele carrega o sentimento de culpa por ter sobrevivido enquanto os outros morreram. Várias pessoas que perderam seus queridos cometem suícidio, assim eles podem reencontrá-los.

'Ela se sente culpada por ter sobrevivido "Eu sai dessa viva mas meus amigos não"' - Yang Jeongwon, sobrevivente (Artigo da Associacted Press)



Jungkook também é um sobrevivente, que fica constantemente pensando no acidente e na perda de seus amigos.


Jimin volta para o mar para relembrar.



Estão vendo essas malas abandonadas? Elas representam todos os estudantes que foram na viagem com seus pertences mas nunca voltaram.


Lembram do que eu disse sobre Snowpiercer? Em uma parte do filme, um homem decide causar uma revolta contra a injustiça e vai para parte da frente confrontando "os donos" do trem, aqui está o NamJoon fazendo a mesma coisa:



Omelas é uma cidade de ficção do livro: The Ones Who Walks In Omelas (Aqueles Que Andam Em  Omelas). A sinopse diz: Aqueles que andam em Omelas é a estória de uma sociedade utópica onde a sobrevivência depende do sofrimento de uma criança. Resumindo: é sobre como alguém feliz e próspero significa alguém sofrendo, tem os que ignoram o sofrimento para continuarem felizes e tem aqueles que fogem disso. Nessa parte, o Hoseok e o Yoongi representam os cidadãos de Omelas. Omelas é cheio de pessoas, então, no vacancy (sem vagas), o NamJoon é alguém andando a diante contra a injustiça.



Essa cena é igual a uma do filme Snowpiercer, quando o personagem principal alcança o meio do trem e é atacado por pessoas que não deixariam os rebeldes passar. Pode parecer uma cena engraçada mas não é. Vejam a expressão sombria do NamJoon, ele está tentando confrontar a injustiça mas as pessoas estão tentando derruba-los e literalmente jogando coisas nele. (Como no começo que eu mencionei a lista negra de artistas na Coréia e o fato de eles não poderem mais lutar contra o sistema como antes)




Aqui o Jin representa os que morreram no acidente, ele olha para todos subindo, escalando, crescendo enquanto ele está parado ali em baixo, sem poder crescer e ir com eles.


O carrossel enferrujado atrás do Jungkook representa a perda de uma infância.



A próximas cenas, basicamente são os sobreviventes da tragédia seguindo suas vidas normais, se divertindo com amigos, fazendo coisas naturais de jovens crescendo, etc.





Mas eles percebem que ainda se sentem vazios pelas perdas.




Aqui, Jungkook acorda percebendo e segue o mesmo caminho que o NamJoon em busca de justiça.



Ele começa a andar perdido e abre a porta da lavanderia achando que está sozinho, mas...



You never walk alone (você nunca anda sozinho, o nome do album)



Nessa parte, é simbolizado que mesmo que a justiça seja alcançada, o que está feito está feito, isso não trará as vítimas de volta.



As roupas do lado de fora do trem simbolizam que os mortos estão fora do mundo, sendo o mundo o trem. É uma visão sombria. Em Snowpiercer, os humanos vivem dentro do trem porque o mundo está congelado, isso representa como muitos de nós estamos presos dentro da sociedade ou do governo, isso é opressivo e sem saída. No entanto, um dos personagens (um homem coreano) suspeita de um modo de sair e viver fora do trem. Isso representa que há um modo de sair do sistema opressivo. Como ele soube? Ele viu os flocos de neve (Os flocos de neve estão caindo, como diz a letra de spring day), porque flocos de neve não são capazes de serem formados se a temperatura está abaixo de zero, então ele percebeu que o mundo estava se esquentando novamente. Há esperança para sobreviver lá fora. 



Nessa parte o Jimin sai do trem (fora do sistema opressivo que é o governo a sociedade que tentaram abafar a tragédia) e nos chama para ir com ele.



Os sobreviventes estão livres e liberados para seguir com suas vidas.



Para finalizar esse post eu gostaria de dizer que isso tudo é uma teoria, pode estar certa ou não. Eu simplesmente não tive condições para continuar no meio do post, porque isso me toca muito, de um modo que eu não sei explicar, como se tivesse um parente meu ali, mas eu permaneci forte pra mostrar pra vocês a podridão que o governo sul-coreano fez em jogar um lençol em cima e o ato maravilhoso dos meninos de tentar ajudar. Outra coisa, quero desejar meus sentimentos às famílias e sobreviventes, que mesmo que elas não vejam isso desejo que seus corações sejam confortados e que os dias de primavera cheguem para ficar permanentemente em suas vidas, deixem os flocos de nevem irem junto com a estação.

Em sinal de manifesto à atitude repudiosa da Coréia do Sul de querer abafar o caso, fecho o post dizendo: Never forget. 16.04.2014.





Comentários

  1. Seu post foi muito emocionante
    Eu até chorei rsrs

    ResponderExcluir
  2. Seu texto me inspirou para escrever um blog no amino, belo texto e obrigada!^^

    ResponderExcluir
  3. Eu chorei demais! Mesmo que seja uma teoria, ela tem fundamento. Ficou tudo muito claro, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. choreiii!! post incrivel , eu vim aqui saber mais sobre a historia ou teoria , pois vou fazer video sobre kpop e queria poder levar isso ate meu canal e eu realmente amei muito e a historia e muito emocionante , vou pegar esse post e fazer meu segundo video so espero que eu consiga kkk amei!!

    ResponderExcluir
  5. Eu amei a sua teoria
    Fiquei extremamente tocada
    Ficou muito bom e tem fundamentos

    ResponderExcluir
  6. É realmente triste saber que um país que parecia ser tão bom, tomou uma atitude tão repudiosa que foi abafar o caso e jogar para debaixo do tapete todo o apoios que os meninos estão dando para as famílias... Mesmo que o tempo tenha passado, que a música seja consideravelmente antiga uma coisa que não podemos fazer é esquecer e mandar o máximo de energias positivas para afamílias e sobreviventes e lembrar a eles que mesmo doendo nos dias de hoje, eles nunca caminharão sozinhos...

    ResponderExcluir
  7. É muito triste de saber que Spring day pode ser um tributo ao naufrágio do sewol ferry.
    Eu estava lendo um dos meus livros do bts e encontrei essa parte. Como um país como o governo da coreia do sul tentou abafar o caso sendo pra jogar no lixo, mas o importante é saber que os meninos estão dando um apoio para as famílias das vitimas. E como está escrito no álbum, You never walk alone (você nunca caminhará sozinho).

    ResponderExcluir
  8. Estou querendo fazer o meu tcc relacionado a spring day, e estava procurando por textos na internet ou videos que falassem melhor dessa teoria e eu amei dms, me ajudou muito... alem de chorar um pouco tambem. Obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[CULTURA] Idade coreana + Tratamento/Hierarquia/Honorífico

Mensagens trocadas entre Mrs. Choi x HyunJoong